sábado, 13 de junho de 2015

VOCÊ CONHECE A SERRA DO ITAOCA

Serra ou Morro do Itaóca, assim conhecido (a) pelos campistas é um dos pontos mais altos da planície, é o remanescente de Mata Atlântico mais próximo à área urbana da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, possui cerca de 400 metros de altura, e localiza-se a 25 quilômetros do centro da cidade e a 40 minutos de viagem de carro.  Guarda uma paisagem muito rica e exuberante pelo seu remanescente continuo de mata atlântica, seus costões rochosos e sua diversidade faunística plural.  Visitada pela Princesa Isabel que deu um banquete e seu topo, e donde saíram as primeiras pedras para pavimentar a ruas centrais da cidade de Campos dos Goytacazes.

Além disso, a Serra do Itaóca tem um dos mais atrativos pontos turísticos da região, muito procurado pelos amantes do mountain bike, do parapente, das trilhas, do montanhismo e também daqueles que eternizam as paisagens em fotos. Oferece ainda, de seu topo, uma vista privilegiada da cidade de Campos dos Goytacazes, da lagoa de Cima, da região do Imbé e da lagoa Feia, descortinando a rica e diversa paisagem da região. Transformada em unidade de conservação pela Lei Municipal Lei nº 8.424, de 27 de setembro de 2013, e regulamentada pelo Decreto nº 457 de 27 de dezembro de 2013, Área de Proteção Ambiental WALDEIR GONÇALVES – SERRA DA ITAOCA nasceu com uma ideia de administração conservacionista pós-moderna, pois oferece amplas possibilidades de usos múltiplos e sustentáveis, tais como o turismo ecológico, à prática de esportes radicais, à pesquisa científica e acadêmica, tudo isso harmonizado e tendo como prioridade a conservação das riquezas naturais da região.

Agora que você já conhece um pouco da história da Serra do Itaóca e sabe onde ele fica, que tal conhecer este tesouro da nossa terra goitacá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário