segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A MATA ATLÂNTICA É AQUI: Campos dos Goytacazes-RJ

O projeto estará em Campos de 07 a 16 de agosto de 2015, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12 e de 14 ás 17 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

PARTICIPE!


ENTRADA GRATUITA.

Local: Horto Municipal, Av. Alberto Lamego, s/nº, Campos dos Goytacazes.

Em 2009, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou, no Viva a Mata, o projeto A Mata Atlântica é Aqui, visando percorrer diversas cidades da Mata Atlântica no país, durante todo o ano, para levar atividades de educação e conscientização ambiental à população.

Em 2015, o projeto inaugura um novo formato: além das atrações e jogos ligados à educação para a sustentabilidade, a iniciativa passa a ter ênfase também em atrações culturais, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Trata-se de um caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica para servir de palco à brincadeiras, encontros e atividades educativas e culturais. O veículo permanece em cada cidade de uma a duas semanas, promovendo atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades, como palestras, contação de histórias, oficinas, teatros, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas, exibições de vídeos e maquetes interativas.

O objetivo da ação é estimular de forma divertida, o interesse de crianças e adultos em adotar atitudes sustentáveis e destacar a importância da natureza para a qualidade de vida.

O caminhão conta com estrutura adequada para pessoas com necessidades especiais. O projeto recebe grupos e escolas para visitas monitoradas. E interessados também podem se tornar voluntários da iniciativa.
Em paralelo, o projeto realiza a análise da qualidade da água em toda cidade visitada, em um rio, córrego ou lago local. O monitoramento é feito com metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica, através de um kit de coleta e avaliação que utiliza 14 parâmetros físico-químicos envolvendo itens como a transparência da água, lixo e odor. A qualidade da água pode ser classificada como péssima, ruim, regular, boa e ótima, e o resultado de cada localidade é divulgado no blog da SOS Mata Atlântica: www.sosma.org.br/blog/.

Nos seis ciclos anteriores, o projeto visitou 194 localidades brasileiras, percorreu mais de 78 mil quilômetros e já atendeu mais de 815 mil pessoas. Um total de 23 cidades serão visitadas pelo projeto no ciclo que se inicia. O roteiro completo pode ser conferido no menu ao lado. A programação em cada cidade é publicada na agenda de eventos da Fundação: sosma.org.br/eventos.

Para mais informações, fale conosco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário