terça-feira, 1 de setembro de 2015

EXPOSIÇÃO: BRASIL MITOS E LENDAS


Estórias que contam um Brasil continental de muitos caminhos empoeirados que percorrem o imaginário popular através da beleza de imagens do folclore nacional, de Mitos e Lendas que retratam a natureza brasileira, seus fenômenos, seres mitológicos - que perfazem a identidade imaterial de seu povo, em exposição fotográfica que revela o olhar do fotógrafo Gustavo Pedro.

Diante de tantas mudanças culturais o desafio do fotógrafo foi percorrer o imaginário popular, tentando resgatar os elos da literatura oral com a paisagem e nossa biodiversidade ambiental, ainda que em passos invertidos do Curupira alcançar o público através da beleza da natureza que servem de inspiração para tantas manifestações populares.

Neste caminho o autor se surpreendeu como os Mitos e Lendas perfazem o cotidiano de muitos brasileiros que convivem diariamente com a natureza peculiar e os elementos terra, fogo, ar e água, em elos de identidade cultural.

Encantos que pretende compartilhar com o publico, inicialmente montada no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2013, segue itinerância para o centro de visitantes do Parque Estadual do Desengano – PED, situado em Santa Maria Madalena.

O Fotógrafo- Carioca, ambientalista, advogado e Leiloeiro Público por profissão, atual presidente da Associação de Fotógrafos de Natureza-AFNATURA e diretor do Grupo Ação Ecológica-GAE, com publicações nacionais e internacionais em apoio a atividades conexas de fomento ao turismo sustentável, costumes tradicionais, projetos ambientais, bem como preservação de ecossistemas e espécies.


*Release  recebido por email (pesquisa.ped.inea@inea.rj.gov.br) de João Rafael Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário