domingo, 29 de novembro de 2015

SUSTENTABILIDADE É MUITO MAIS...

Promover a sustentabilidade é muito mais que plantar algumas árvores, jogar o lixo na lixeira (nada mais óbvio), usar a água e outros recursos sem desperdício. Sustentabilidade é promover formas de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. É cuidar da terra, mas também cuidar do homem. É tomar consciência que somos a terra.

Ou como bem define Ignacy Sachs:

“O desenvolvimento sustentável obedece ao duplo imperativo ético da solidariedade com as gerações presentes e futuras, e exige a explicitação de critérios de sustentabilidade social e ambiental e de viabilidade econômica. Estritamente falando, apenas as soluções que consideram estes três elementos, isto é, que promovam o crescimento econômico com impactos positivos em termos sociais e ambientais, merecem a denominação de desenvolvimento.”

Nestas premissas presenciei neste domingo três ações que entendo com forma de promoção da sustentabilidade. Um projeto que levará periodicamente lazer e a cultura popular do samba para Praça do Liceu, e dois projetos do Sesc Campos, um de artes visuais e outro de promoção e divulgação de nossas raízes.
Baianas do Acarajé - Sesc Campos
Curso de desenho artístico no Sesc Campos
Para finalizar afirmo que arte e cultura são formas perfeitas de promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável, pois movimentam a economia, geram empregos, e muito mais, sem consumir nosso planeta, sem destruir, sem matar.

E já ia me esquecendo de comentar, o acarajé estava quente e delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário