terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CURSO DE APICULTURA – PED (Parque Estadual do Desengano)


O objetivo destas oficinas visa auxiliar na capacitação técnica e informativa da comunidade para abelhas silvestres e manejadas, e atrelar estes saberes ao vínculo sustentável e produtivo.  As oficinas fazem parte do projeto Estratégias para desenvolvimento da cadeia produtiva com abelhas por meio da Capacitação e Assistência Técnica, desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ,através do Instituto de Zootecnia ( Departamento de Produção Animal) e coordenado pela Professora Maria Cristina A. Lorenzon.

Temos como público alvo os apicultores e produtores rurais do entorno do Parque Estadual do Desengano, que contempla os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e municípios circunvizinhos.

As oficinas são inteiramente gratuitas, sem cobrança de inscrições ou material didático, considerando o enorme potencial da atividade não apenas do ponto de vista econômico mas também ambiental, pois as abelhas desempenham um papel fundamental na polinização das plantas e a própria existência das florestas.

As inscrições podem ser feitas pelo nosso e-mail institucional : ped.inea@gmail.com ou através de nossos telefones em horário comercial - (22) 2561-1378 ou (22) 2561- 3072

Com essa atividade tentamos fazer uma ponte entre o saber científico, o conhecimento popular e o fomento a uma atividade que impacta positivamente nossa unidade de conservação, mostrando ser possível preservar o espaço natural  e gerar renda.

As oficinas propostas inicialmente são essas, com mínimo de dez ( 10 )  e máximo de vinte ( 20 ) alunos por turma. Algumas oficinas exigem que o aluno já seja apicultor.No ato da inscrição o aluno indica qual oficina deseja participar:

Oficinas


OFICINA 1 - FAÇA SEU CALENDÁRIO APÍCOLA - ( Necessário ser apicultor ) Forma de organização das atividades apícolas. Não se recomenda para iniciantes.

OFICINA 2 - COMO PRODUZIR CERA BRUTA - Os restos de favos como devem ser preparados para troca ou venda.

OFICINA 3 - COMO PRODUZIR PRÓPOLIS ( Necessário ser apicultor ) - Qual é a época, como usar o coletor e fazer a colheita.

 OFICINA 4 - BOAS PRÁTICAS NO MANEJO (Necessário ser apicultor) - Como trabalhar com higiene para garantir a saúde das abelhas.

OFICINA 5 - RECONHEÇA PELO TIPO FLORAL SEU POLINIZADOR - Para cada espécie floral há um determinado polinizador, saiba identificar.

OFICINA 6 - INICIANDO NA MELIPONICULTURA - Saberes mínimos sobre a criação de abelhas sem ferrão.

OFICINA 7 - APICULTURA e ARTEFATOS ECOLÓGICOS  - Como fazer e aplicar verniz, tinta ecológica e iscas para enxames.

 OFICINA 8 - ORGANIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO - REGISTROS - Registro de produtor, a revisão das colmeias Necessário ser apicultor.

OFICINA 9 – ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL (Necessário ser apicultor) - Como aplicar devidamente este manejo.

OFICINA 10 – Iniciando na Apicultura - O que é necessário para ser apicultor.

OFICINA 11 – Revisão de colmeias (  Necessário ser apicultor e dispor de apiário ) - Como revisar uma colmeia e o que observar.


FONTE
Recebido por email de:
Carlos Dário
Gestor do Parque Estadual do Desengano - PED
ped.inea@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário