quinta-feira, 4 de maio de 2017

ENTENDENDO A RELAÇÃO: BICICLETA, CIDADES E SUSTENTABILIDADE.

“Diga e eu me esquecerei, mostre-me e talvez me lembre, envolve-me e compreenderei.” (Benjamin Franklin)

Sustentável, saudável, rápida e acessível. A bicicleta é hoje um meio de transporte fundamental para os centros urbanos


Nos fóruns sobre sustentabilidade das cidades os planejadores urbanos, que vislumbram cidades mais humanas, buscam a criação de novos paradigmas para planejamento urbano, percebe-se que as cidades são o ‘ecossistema’ do bicho homem, ecossistemas complexos e capazes de impactar todos os outros ecossistemas do planeta, devido principalmente à demanda crescente por insumos, energia e espaços para depuração de seus rejeitos.
Fatores ambientais com o ar (que respiramos), uso racional de energia, mitigação dos impactos do trânsito, são nos dias de hoje fatores sine qua non para que as cidades não se tornem um ambiente ‘inabitável’.
É imprescindível entender que o paradigma em construção visa demonstrar que a sustentabilidade urbana abrange questões mais amplas que o conceito de sustentabilidade do senso comum. Pois o ambiente humano/urbano possui como pilares, o social, o econômico, e o político, além dos aspectos essencialmente ecológicos.
Cidades como Amsterdã e Copenhague, entre outras já perceberam e incorporaram em seu planejamento do uso dos espaços urbanos a bicicleta como um elemento essencial a relação homo sapiens/cidade.
Fator este que comprovadamente vem promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população, reduzindo a poluição do ar, o número de acidentes (e consequentemente os custos da saúde pública) entre outros ganhos.
 Infelizmente o uso da bicicleta no Brasil ainda enfrenta forte preconceito, principalmente devido à falta de cidadania, e noções básicas do que é sustentabilidade.
A proposta do Projeto EcoBike é atuar principalmente no processo comportamental (emoção, pensamento e fisiologias), utilizando a bicicleta com ferramenta de interação entre os indivíduos,  fazendo os participantes perceberem os espaços urbanos, naturais, seu bairro, sua comunidade.
O projeto busca demonstrar o quanto é importante o uso da bicicleta, o quanto ela é sustentável e viável como meio de transporte em uma planície com a nossa pela terra de luz e madrigais.

Roger Rangel Coutinho
Administrador - M.Sc. Eng. Ambiental


Nenhum comentário:

Postar um comentário